O efeito térmico dos alimentos

mar 4, 13 • Bem Estar, Dicas de Beleza, SaúdeComentários desativadosRead More »

Você sabia que o alimento que você ingere pode queimar calorias? Esse fenômeno chama-se “efeito térmico da comida”.  Define-se como o gasto calórico decorrente  da digestão e processamento dos macronutrientes da dieta. Existem evidências que a ciência tem conhecimento desse fenômeno há mais de 100 anos.

Existem até alguns parâmetros genéricos aceitos de acordo com a composição dos alimentos:

Proteínas: 20-35% de calorias consumidas em sua digestão

Carboidratos: 5-15% de calorias consumidas em sua digestão

Gorduras: 0-5% de calorias consumidas em sua digestão

Na prática, se você consumir 200 calorias de proteína, seu corpo vai utilizar cerca de 40 a 70 calorias no processo digestivo. Em uma refeição balanceada, contando com proteínas, carboidratos e gorduras, podemos inferir que o gasto calórico com o efeito térmico da digestão está em torno de 10%. Quanto maior a quantidade de proteínas na refeição, maior essa porcentagem, pois elas possuem um efeito térmico 5x maior que os carboidratos. Essa é uma das justificativas do uso crescente das dietas hiperproteicas no emagrecimento.

Existem outros fatores que podem potencializar o efeito térmico do alimento: o exercício e a composição corporal. Pessoas mais magras, com mais massa magra e que realizam exercícios físicos regulares experimentam um maior efeito térmico no processo digestivo embora seja difícil de estimar o quanto.

Além disso, ainda existem alimentos e suplementos alimentares que podem acelerar o metabolismo corporal, contribuindo para o emagrecimento…Mas essa é uma outra conversa! Até breve…

ETA

 

 

Tags: , ,

Comments are closed.